Como o fluxo de caixa pode ajudar sua loja de roupas

Como o fluxo de caixa pode ajudar sua loja de roupas

28 de março de 2019
|

A gestão bem feita de qualquer negócio requer planejamento, organização e acompanhamento constantes. As lojas de roupas, pequenas ou grandes, precisam saber da importância de se dedicar a uma gestão completa e eficaz, para que possam crescer e vender mais. Nessa tarefa, um aliado indispensável é o fluxo de caixa.

Descubra a importância do fluxo de caixa na gestão financeira de sua loja e aprenda a fazê-lo corretamente:

O que é o fluxo de caixa – e por que se preocupar com ele

O fluxo de caixa é o registro das entradas e saídas de dinheiro de um negócio. Na prática, o fluxo é um controle de todas as movimentações financeiras da empresa ao longo do tempo.

Além de ser uma forma de organizar a sua gestão, o fluxo de caixa oferece várias vantagens para os negócios. A primeira delas é a visão de como anda o negócio em tempo real.

Acompanhar o fluxo de caixa permite ao lojista acompanhar a saúde financeira de seu negócio, garantindo sua perenidade.

O que é fluxo de caixa

Outro ponto importante é que o fluxo de caixa permite um melhor planejamento para o negócio. As lojas de roupas podem sofrer com o famoso problema da sazonalidade, por exemplo. Existem períodos, como o fim de ano e datas comemorativas, em que se vende mais. Por outro lado, também há épocas em que as vendas caem muito.

Com um bom fluxo de caixa, o lojista consegue identificar os períodos com maiores folgas de caixa (superávits) e aqueles em que haverá mais aperto (déficits), permitindo um planejamento para que não falte dinheiro no caixa nos períodos mais difíceis.

Por fim, o fluxo de caixa permite enxergar as oportunidades certas para crescer e vender mais, otimizando tempo e dinheiro. Sabendo quando e onde entram e quando e onde saem mais recursos, o lojista vai saber alocar melhor o dinheiro ao longo do tempo e naqueles recursos mais necessários para crescer e expandir os negócios.

Os custos que não podem faltar no fluxo de caixa

O fluxo de caixa deve cobrir todas as transações financeiras de entrada e saída da empresa. Existem inúmeras receitas e gastos que devem ser considerados para cada empresa, mas alguns deles são comuns a todas. No caso de uma loja de roupas, os principais gastos que não podem faltar na sua gestão de caixa são:

Despesas fixas

O ponto mais óbvio é cobrir todos os gastos físicos e de manutenção do negócio. Registre sempre os gastos com aluguel do ponto, fundos de Marketing e promoção, royalties, IPTU, condomínio, assinatura de internet, água, energia elétrica e o que mais demandar a manutenção da loja. De longe, esses são os gastos mais fáceis de incluir e acompanhar no fluxo de caixa.

Despesas variáveis

Esses custos variam em valor durante os meses, mas estão sempre presentes. São eles, por exemplo, os gastos com impostos sobre as vendas (ICMS, PIS, COFINS, SIMPLES, etc) e as comissões sobre as vendas. É importante registrá-los por serem valores significativos e também para compreender como variam ao longo dos meses, preparando-se para aqueles períodos em que são mais elevados.

Pró-labore, folha de pagamento e comissões

Os gastos com o pagamento dos salários dos funcionários são geralmente fixos durante a maior parte do ano, mas a empresa deve se preparar para os momentos de pagamento das férias e do 13º salário, este, normalmente no final do ano, quando representam saídas substanciais no fluxo de caixa. Especial atenção deve ser dada também aos gastos com rescisões, que são muito comuns após os períodos de aumento sazonal das vendas por conta do desligamento dos funcionários adicionais que foram contratados.

O pró-labore do lojista também deve ser registrado com precisão. Mesmo que ele possa variar, é necessário formalizar o quanto é tirado do caixa todo mês para que a empresa possa se planejar e evitar as faltas de caixa para a operação normal.

Marketing e divulgação

Os esforços para divulgar a marca custam dinheiro, muitas vezes significativo, e precisam entrar previstos no fluxo de caixa também. Material publicitário, anúncios, material de ponto de venda, entre outros, não podem passar despercebidos, inclusive para que o lojista possa avaliar se os esforços de divulgação estão gerando os retornos esperados.

Compra de produtos e gestão do estoque

Por último, mas igualmente importante: um gasto básico é com a compra e a gestão das mercadorias. Já falamos aqui no blog da importância de fazer uma gestão de estoques correta para a loja de roupas, inclusive devido à sua grande importância para o fluxo de caixa. Quanto se gasta com a compra de produtos e pagamento de fornecedores? Faça todos os valores constarem no registro do fluxo de caixa!

Ferramentas para controlar o caixa da loja de roupas

Agora você deve estar se perguntando: e a parte prática?

A boa notícia é que existem várias formas de fazer o fluxo de caixa da sua loja de roupas. Melhor ainda é que a tarefa pode ser cumprida gratuitamente com com ferramentas que não pesam no bolso do lojista.

Ferramentas para controlar o caixa da loja de roupas

A forma mais simples e econômica de fazer esse controle de forma organizada e eficiente é através de planilhas eletrônicas, alimentadas manualmente. Muitas empresas utilizam o tradicional Excel, que é a ferramenta mais tradicional para acompanhar o fluxo de caixa, havendo diversos modelos prontos disponíveis gratuitamente na Internet.

Além do Excel, o Google tem uma série de ferramentas para ajudar, como sua versão online e gratuita de planilha chamada Google Sheets. Há também o pacote Open Office, gratuito, que que inclui um aplicativo de planilha.

Para quem quer investir um pouco mais e facilitar a organização das contas, é muito recomendado apostar em um software de gestão financeira. Há diversas opções de softwares na nuvem (que não necessitam de servidores e de instalação na própria empresa, podendo ser utilizados a partir da Internet), com investimento mensal a partir de R$ 100.

Quer melhorar ainda mais a sua gestão, além do fluxo de caixa? Veja também 7 ferramentas para a gestão financeira da sua loja de roupas!